Laudo de Avaliação
O presente trabalho foi realizado em atendimento as normas pertinentes da ABNT, NBR-14.653-1: Procedimentos Gerais e NBR-14.653-2: Imóveis Urbanos, sendo utilizado o Método Evolutivo, onde o valor do terreno foi estimado pelo Método Comparativo Direto de dados de mercadoe o custo de reedição das benfeitorias pelo Método de da Quantificação de Custo.
O Método Comparativo Direto é o mais utilizado e recomendado por permitir a determinação do valor levando em consideração as diferented tendências e flutuações do mercado imobiliário, onde são pesquisados imóveis assemelhados, com características intrínsecas e extrínsecas e os atributos que exercem influência na determinação dos preços e, consequentemente, no valor, sendo estes ponderados por Inferência Estatística.
A utilização da Inferência Estatística é feita a partir de um modelo matemático adequado, conhecido como Modelo de Regressão, que permite uma avaliação com grande isenção de subjetividade, e que, submetido a diversos testes, transmite à avaliação a confiabilidade dos graus de fundamentação e precisão estatísticos previstos em norma.
Sobre o custo de benfeitorias, calculado pelo Método Quantificação de Custo, aplicamos a depreciação, ou seja, a diminuição do valor em função do decréscimo de sua utilidade devido ao uso normal e estado de conservação. Para este fim, empregamos a Tabela de Ross-Heidecke, consagrada por sua utilização no meio da engenharia de avaliações.
Desta forma, a composição do valor total do imóvel avaliando foi obtido a partir do valor do terreno acrescido do custo de reprodução das benfeitorias, devidamente depreciado em função dos efeitos do desgaste físico natural e do obsoletismo funcional e com consideração ao Fator de Comercialização.