Laudo de Engenharia
O objetivo desta perícia foi a verificação dos serviços de fundações e das condições e capacidade técnico-operacional da empresa executora, bem como os equipamentos utilizados nos serviços contratados para a execução da obra, realizada no município de Rio Grande/RS.
O Estaleiro Rio Grande (ERG), foi o primeiro Dique Seco de grande porte do Brasil e é o maior da América Latina, sendo a principal instalação do Polo Naval do Rio Grande. Trata-se de um projeto brasileiro que contou com a validação e contribuição de empresas portuguesas (referenciais em construção de diques), assim como do Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-graduação e Pesquisa de Engenharia do Rio de Janeiro e da Universidade Federal do Rio Grande - (Furg).
A quantidade de ferro utilizada nas estacas do Dique é o dobro da existente na Torre Eiffel.
A laje de fundo consumiu um volume de concreto de 44.616 metros cúbicos, quantidade suficiente para fazer 2.600 apartamentos de 100 metros quadrados. Também nela foram empregadas 8.900 toneladas de aço, peso equivalente a 10 mil automóveis populares.
O Dique possui 350 metros de comprimento, 133 metros de largura, 13,8 metros de altura e equipado com pórtico de 600 toneladas e comporta intermediária, permitindo até dois navios petroleiros simultaneamente.
Nas fundações foram utilizadas 5.400 estacas com 36 metros de comprimento, embutidas nos primeiros 25 metros, numa camada argilosa ou mista de areia e argila, atingindo a cota de menos 44 metros, profundidade da camada resistente com embutimento de, aproximadamente, 5 metros. Na maior parte delas, a resistência a tração ficou em torno de 165 tf (os ensaios atingiram 330 tf).
No Polo Naval há dois cais, um ao norte do Dique Seco e outro ao sul. Ambos tem plataformas de concreto feitos com pré-moldados e capeamento de concreto in loco. São suportados na extremidade de terra por uma parede diafragma e, já à frente, por três linhas de estacas metálicas dupladas.
Foram utilizados no cais norte 700 m3 de concreto e no sul 7.600 m3 de concreto. As estacas metálicas receberam proteção dupla contra corrosão, por pintura e com um sistema de proteção catódica.